COP30: estande da CNI na Blue Zone será vitrine de soluções e diálogo para descarbonização

O Sistema Indústria, com apoio das federações estaduais, terá atuação de destaque na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), realizada de 10 a 21 de novembro de 2025, em Belém (PA). Com um estande de 200 m² na exclusiva Blue Zone, área oficial da ONU restrita a delegações, negociadores e líderes globais, o setor industrial brasileiro vai apresentar soluções concretas para a descarbonização, promover diálogo com tomadores de decisão e reforçar o papel da indústria na transição para uma economia de baixo carbono.

Ao longo da Conferência, o espaço do Sistema Indústria sediará debates, lançamentos de estudos e apresentações de iniciativas empresariais voltadas à agenda climática, reforçando o papel estratégico da indústria na transição para uma economia de baixo carbono. 

“A COP30 será um momento histórico para o Brasil e o setor produtivo. A presença da indústria na Blue Zone demonstra o reconhecimento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) como principal interlocutora do setor industrial brasileiro nas negociações climáticas internacionais. Com o lançamento da Sustainable Business COP (SB COP), intensificamos nossa atuação para influenciar o posicionamento do país nas negociações, promover a indústria nacional em uma agenda de baixo carbono e ampliar parcerias e investimentos sustentáveis”, afirma Ricardo Alban, presidente da CNI.

Abertura de espaço terá autoridades e empresários

Sinalizando a importância do diálogo entre o setor produtivo e os tomadores de decisão, a abertura oficial do estande da indústria brasileira, marcada para 11 de novembro, contará com convidados centrais da COP30 e da política, entre eles: 

  • Ricardo Alban, presidente da CNI 
  • Ricardo Mussa, chair da Sustainable Business COP (SB COP) 
  • Dan Ioschpe, high-level climate champion da COP30 
  • Embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP30 
  • Ministro Vital do Rêgo, presidente do Tribunal de Contas da União
  • Ministro Jader Barbalho, das Cidades 
  • Helder Barbalho, governador do Pará 
  • Alex Carvalho, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) 
  • Paul Polman, embaixador da SB COP 

SB COP – Diálogo Empresarial para uma Economia de Baixo Carbono 

Paralelamente à programação oficial, a CNI promoverá o SB COP Diálogo Empresarial para uma Economia de Baixo Carbono, no dia 12 de novembro, na sede da FIEPA, das 9h30 às 17h. 

O evento foi criado como um espaço para networking, negócios e cooperação internacional, reunindo lideranças empresariais e representantes de organismos multilaterais. O objetivo é fomentar investimentos e impulsionar a transição para uma economia de baixo carbono, fortalecendo as metas do Acordo de Paris, que completa 10 anos durante a COP30. 

Destaques da agenda 

A programação no estande abordará os temas importantes da agenda climática para o setor produtivo. Entre os destaques: 

  • Lançamentos exclusivos: apresentação de estudos inéditos, como o Protocolo de Respostas às Emergências Climáticas por Inundação para a Indústria (SESI) e o levantamento Certificação do Hidrogênio. 
  • Temas centrais: debates de alto nível sobre mercado de carbono, transição energética, bioeconomia, minerais críticos e o futuro dos Combustíveis Sustentáveis de Aviação (SAF). 
  • Gigantes da indústria: painéis com a participação de empresas e parceiros.

“Nosso objetivo é consolidar a indústria nacional como protagonista na transição global, estimulando inovação, competitividade e cooperação entre países, empresas e instituições”, destaca Davi Bomtempo, superintendente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *