CNC celebra aprovação histórica do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia

Tratado negociado há 26 anos teve trabalho intenso da Confederação em busca da integração dos mercados e deve impulsionar a competitividade do comércio de bens, serviços e turismo no Brasil

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) manifesta seu entusiasmo e apoio institucional à aprovação do acordo de livre-comércio entre o Mercosul e a União Europeia, ocorrida nesta sexta-feira (9). Após mais de duas décadas de negociações, a decisão de uma maioria qualificada de países do bloco europeu sela um compromisso histórico que integra dois dos maiores mercados do mundo, criando uma rede de conexões que soma mais de 700 milhões de pessoas e um PIB combinado superior a US$ 20 trilhões.

O presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, destaca o impacto positivo para o setor produtivo nacional: “Este acordo histórico marca o início de uma nova era para o setor produtivo brasileiro. É a possibilidade de modernização de uma agenda que contempla inovação e integração de cadeias globais de valor, elementos essenciais para que o setor de comércio, serviços e turismo continue sendo motor de desenvolvimento no Brasil.”

Em meio a um cenário de protecionismos nacionais, aumento das tarifas americanas e novas dimensões do comércio global, o acordo facilitará o acesso a bens, serviços e investimentos, reduzindo barreiras técnicas e estimulando a modernização das economias do Mercosul. A entidade reforça que a parceria estratégica é fundamental também para revitalizar o projeto de integração regional e fortalecer os laços políticos, culturais e econômicos entre os blocos.

Participação ativa

Para a CNC, uma das incentivadoras históricas do acordo, a conclusão deste tratado representa uma conquista do continente e um grande avanço na inserção competitiva do Brasil no comércio internacional. Desde 2018, a Confederação realiza, com suas congêneres dos países do Mercosul, a Conferência Internacional de Comércio e Serviços do Mercosul (CI), reunindo representantes empresariais e governamentais dos países membros do bloco sul-americano e seus pares europeus. O objetivo de acelerar a assinatura foi continuamente trabalhado em painéis de debates e intercâmbio de experiências positivas.

“Após 26 anos de expectativas, diálogos com participação intensa da Confederação, a integração com o mercado europeu possibilitará maior segurança jurídica e a diversificação de mercados indispensáveis para o crescimento sustentável do Brasil e da região”, avalia Tadros.

A CNC continuará acompanhando os próximos passos da implementação do acordo, contribuindo para que o comércio de bens, serviços e turismo possa aproveitar plenamente os benefícios previstos nesta parceria estratégica.

Portal CNC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *