Dia dos Namorados movimenta o comércio em Roraima

Fonte: Fecomércio

Mas as vendas em 2025 devem ficar abaixo das registradas no ano passado

O Dia dos Namorados (12 de junho) é considerada a sexta data mais importante para o comércio varejista, em termos de movimentação financeira, de acordo com a CNC – a Confederação Nacional do Comércio. Segundo estimativas feitas pela Fecomércio/RR, as vendas em Roraima devem movimentar R$ 5,7 milhões em receitas este ano. Em relação a 2024, estima-se uma pequena queda de 1,4%, no volume de vendas. “A inflação mais acentuada neste ano, dos bens e serviços mais consumidos no Dia dos Namorados, e aumento no nível de endividamento das famílias roraimenses, contribuem para redução das vendas no Dia dos Namorados”, complementa o economista e assessor econômico da Federação do Comércio/RR, Fábio Martinez.

Apesar do cenário desafiador, os empresários estão otimistas e apostam em promoções, vitrines temáticas e cardápios especiais para o período mais romântico do ano. Entre os segmentos com maior destaque na data comemorativa, o de vestuário, calçados e acessórios deve aparecer na liderança, sendo o responsável por 40% do total previsto nas vendas. Utilidades domésticas e eletroeletrônicos aparecem logo depois, com previsão de movimentar 29%, seguido pelos itens de farmácias e perfumarias, com quase 12%. E o setor de cosméticos que desponta com o maior crescimento entre os demais, com uma previsão de 6,6%.

 “Apesar do custo elevado do crédito e do comprometimento de parte da renda das famílias em Roraima com as dívidas, o Dia dos Namorados deve movimentar o comércio este ano, com destaque para o setor de bares e restaurantes. Muitos empresários estão apostando na data comemorativa com promoções e cardápios especiais para atrair os consumidores. Uma forma de melhorar as vendas e finalizar o primeiro semestre do ano com saldo positivo”, destaca o presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-IFPD, Ademir dos Santos.

Mesmo com a leve queda prevista para Roraima, o Dia dos Namorados continua sendo uma das datas mais importantes para o comércio local, ficando atrás do Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças, Dia dos Pais e a Black Friday, em volume de vendas.

Segmentos na contramão da inflação

Puxada pela alta dos preços de itens como joias e bijuterias (+24,1%), chocolates (+22,0%) e hospedagem (+11,3%), a inflação acumulada em 12 meses até maio chegou a 5,4%. Ainda assim, há categorias com expectativa de queda dos preços, como bebidas alcoólicas (-0,3%), aparelhos telefônicos (-0,4%) e flores naturais (-0,6%).

Acordo Mercosul-UE deve ser assinado no segundo semestre, defende Lula em ParisAcordo Mercosul-UE deve ser assinado no segundo semestre, defende Lula em ParisClique aqui Clique aqui Título do slide 1Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolorClique aquiTítulo do slide 2Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolorClique aquiTítulo do slide 3Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolorClique aqui Título do slide 2Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolorClique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *